Votos de bom regresso às aulas

Caros Associados,

No início de um novo ano letivo, vimos saudá-los e expressar os nossos votos de que todos tenham — ou venham a ter em breve — um bom regresso ao trabalho. Pela nossa parte, continuaremos a dar o nosso contributo para que, no que diz respeito à docência do Espanhol, o futuro possa, efetivamente, trazer as desejadas melhorias. No futuro mais imediato, uma das nossas tarefas é a de insistir, junto da tutela, numa solução que permita eliminar os constrangimentos levantados à oferta da disciplina pelos sucessivos despachos de organização do ano escolar que vieram a ser publicados desde 2012. De igual modo, procuraremos continuar as negociações para contrariar o crescente agravamento das condições de trabalho associadas à elaboração e correção de exames, com particular destaque para a prova 847 e a recente participação na componente de expressão e interação oral dos exames nacionais.

Para conseguir essas melhorias que todos desejamos, é fundamental o reforço do papel que desempenha a APPELE como associação profissional, sobretudo através da participação ativa dos seus associados, pelo que, mais uma vez, insistimos no caráter aberto da nossa associação e apelamos à integração nos grupos de trabalho constituídos em torno às questões anteriormente enunciadas, ou noutros grupos que venham a ser propostos. Contamos com a vossa colaboração e sublinhamos a nossa disponibilidade para promover o ensino do Espanhol e para apoiar os nossos associados dentro do campo de trabalho que nos define.

Bom ano para todos!

A Comissão Executiva

Parecer sobre a época de avaliações 2018

No link em baixo aparece recolhida a posição da nossa associação sobre a época de avaliações 2018, elaborado pela Comissão de Avaliação e a Comissão Executiva da APPELE a partir dos contributos de sócios que nos fizeram chegar as suas opiniões, dúvidas e experiências. O mesmo já foi  difundido entre as entidades responsáveis pela avaliação externa da disciplina de Espanhol (IAVE-I.P. e JNE).

Parecer sobre a época de avaliações da disciplina de Espanhol (2018)